Edição de 12 de abril de 2024


ForumEquipe.png

Primeiro dia do 2º Fórum Internacional Universalizar foca nas experiências internacionais do setor de saneamento

A FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo , por meio do MBA PPP e Concessões, MBA Saneamento Ambiental e MBA ESG, realiza o 2º Fórum Internacional Universalizar em parceria com a Aesbe Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). O evento teve início nesta quinta-feira (11) e terminará nesta sexta (12). O destaque do primeiro dia do Fórum foi a participação de profissionais internacionais, de Londres e Florença.

O Fórum conta com a participação de mais de 300 pessoas, destacando o interesse crescente no debate das questões relacionadas ao saneamento e infraestrutura. A programação do evento contou com palestras e painéis conduzidos por especialistas de renome internacional, abordando temas cruciais para o futuro do setor.

A manhã do primeiro dia começou com a Palestra Magna apresentada por Julius Sen, professor associado da University College London (UCL) e da London The London School of Economics and Political Science (LSE). Ele discutiu os desafios dos investimentos em infraestrutura de água e saneamento no contexto ESG para o Brasil. Segundo Sen, a maneira como o Brasil gerencia seus recursos é de importância global. "A forma como o mundo vê o Brasil é diferente da forma como o Brasil se vê", afirmou Sen.

O Painel 2 trouxe discussões sobre "Experiências Internacionais para Alavancar Investimentos para o Saneamento". Amar Qureshi, co-CEO e cofundador da Agilia Infrastructure Partners, foi o palestrante principal. O debate contou com Daniel Keller, sócio-diretor da UNA PARTNERS, e a moderação foi feita por Neuri Freitas, presidente da Aesbe.

O evento também incluiu um painel sobre experiências internacionais em PPPs de saneamento, liderado por Maria Salvetti, da Universidade de Florença. O debate contou com Carlos Alexandre Nascimento, IBC-F, coordenador geral do MBA PPP e Concessões da FESPSP e professor honorário associado da UCL. Marcus Neves, presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e ex-presidente da Aesbe foi o moderador do painel.

O Painel 4 abordou o tema ESG e infraestrutura, com palestras de Michael Walls, diretor do Department of Planning Unit da UCL, e Karisa Ribeiro, coordenadora de PPPs do Cone Sul do IDB Invest. O debate foi moderado por Rafael Castilho, coordenador administrativo do MBA Saneamento Ambiental, do MBA PPP e Concessões e do MBA ESG da FESPSP. O painel também contou com a participação de Olga Pontes, especialista em Cultura Organizacional e Governança Corporativa.

À noite, o coquetel de abertura celebrou o início do fórum e anunciou o local da próxima edição: Fortaleza (CE).

forum2.jpeg

Segundo dia do 2º Fórum Internacional Universalizar foca nas experiências nacionais para universalização do saneamento

O segundo dia do 2º Fórum Internacional Universalizar, nesta sexta-feira (12), foi marcado por intensas discussões e troca de experiências sobre o avanço do saneamento no Brasil. O evento, sediado no Wish Hotel da Bahia, reuniu mais de 300 pessoas presencialmente interessadas em debater estratégias para a universalização dos serviços essenciais. Além disso, quase 700 pessoas assistiram ao evento via YouTube, nos dois dias de transmissão.

O evento foi realizado pela FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Politica de São Paulo, por meio do MBA Saneamento Ambiental, MBA PPP e Concessões e MBA ESG, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), O Fórum contou com o Patrocínio Master da Embasa e com o Patrocínio Bronze da Abratt Associação Brasileira Tecnologia Não Destrutiva e Agesan-RS.

Para marcar o início deste último dia, a programação começou com o Painel 5, que abordou o tema "Investimento público como instrumento para a universalização do saneamento". Com a participação de Flavio Augusto Modesto, diretor do Departamento de Repasses e Financiamento da SNSA do Ministério das Cidades, como palestrante; Marcela Passos Lima, diretora Financeira e Comercial da Embasa, como debatedora; e Osorio Coelho, diretor de Programas de Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que moderou o debate. O painel destacou a importância do investimento público nesse processo.

Em seguida, o Painel 6 trouxe à tona as "Estratégias de Captação de Recursos para a universalização". Sob a liderança de Leonardo Góes, presidente da Embasa, e com a participação de Munir Abud, vice-presidente Regional Sudeste da Aesbe e presidente da CESAN; e de Neuri Freitas, presidente da Aesbe e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece, o debate girou em torno de soluções inovadoras para enfrentar os desafios financeiros do setor.

No período da tarde, o Painel 7 abordou o tema "Saneamento em favelas, comunidades urbanas e áreas rurais", com a presença de Marcelo Chaves Moreira, coordenador de Cooperação Técnica e Saneamento Estruturante do Departamento de Saneamento Rural e de Pequenos Municípios da SNSA do Ministério das Cidades, como palestrante; Antônio Da Costa Miranda Neto, ex-membro do Grupo Assessor do Secretário Geral da ONU para Saneamento e consultor Sênior em Saneamento, como debatedor; e Elcires Pimenta, coordenador Técnico do MBA Saneamento Ambiental da FESPSP.

O último painel do dia, o Painel 8, discutiu "COP30 no Brasil: o papel do saneamento", com a participação de Camila Dantas L Roncato, coordenadora da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Mudança do Clima da Aesbe e superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Saneago, como palestrante; de Ricardo José Soavinski, vice-presidente da Aesbe e presidente da Saneago, como moderador; e de Aguinaldo Ballon, presidente da CEDAE - Companhia Estadual de Águas e Esgotos, como debatedor.

A mesa de encerramento foi composta por Ricardo Soavinski; Rafael Castilho, coordenador do MBA Saneamento Ambiental da FESPSP; de Carlos Alexandre Nascimento, IBC-F, professor Honorário da UCL e Marcela Lima, diretora Financeira e Comercial da Embasa; que trouxeram reflexões finais sobre os temas discutidos ao longo do fórum. O evento foi encerrado com uma sessão final e apresentação cultural.

Oportunidade para quem quer se capacitar em ESG

A demanda por profissionais capacitados em ESG é crescente e os desafios do mercado não são poucos. Pensando nas atuais demandas relacionadas a ESG, nosso MBA ESG sai na frente, oferecendo especialização majoritariamente EAD e módulo executivo internacional na renomada University College of London - UCL.

Além de integrar ao seu conteúdo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o ensino dos três pilares (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Governança) é equilibrado, e o aluno pode se aprofundar naquele pelo qual tem preferência.

O MBA Internacional de ESG, da FESPSP, está com as matrículas abertas para a capacitação de profissionais que querem estar prontos para um mundo em transformação. Venha fazer parte desse time! Início em abril de 2024. 

esg.png

Esperamos que tenha aproveitado a nossa news. Até a próxima edição!

ESG News

A newsletter do MBA Internacional ESG. 

 

Assine já!